Autor: PC GAION
Editora: W4 Editora
Lançamento: Dezembro, 2022
Edição: 1a
No. de páginas: 270
ISBN-13: 978-65-87009-30-8
Formato: 16x23cm
Peso: 430g
Os Ferrari Almeida nasceram a partir de um “instante do acaso”, diz o escritor PC Gaion, quando uma família se sentou ao seu lado em um restaurante no tradicional bairro paulista do Ipiranga.
Sim, esta ficção nasceu por um insight inspiracional na mente criativa do escritor, um professor acostumado a contar histórias aos amigos e familiares que, instigados por sua fértil imaginação, sempre o incentivaram a desenvolver-se no mundo da escrita.
O nome do livro “Carol” relaciona-se à personagem central desta história. Ela é a filha bem-nascida dos Ferrari Almeida, família constituída pelos pais Senhor Claudionor e Dona Luíza e seu irmão mais novo, Ricardinho. Mas o que está em cena aqui é o desenvolvimento de uma jovem adolescente em seu processo de amadurecimento, quando anseios e conflitos se mesclam nas relações com aqueles que estão ao seu redor, especialmente os amigos da Oitava A e seus familiares.
Na relação familiar, a figura da mãe Dona Luíza potencializa tanto o afeto quanto as discordâncias em torno do futuro profissional e familiar da filha Carol. E é justamente em torno deste conflito que a ficção se revela, em uma trama de concorrência de duas mulheres bonitas e perspicazes. Ou, como diz o autor, duas mulheres poderosas e senhoras de si.
A trama inicia-se nos anos 1980, quando nossa protagonista ainda é uma adolescente em idade escolar, e transcorre até quase os dias atuais. São mais de 30 anos de um relacionamento familiar, que explora as sutilezas de duas almas femininas complexas, de mulheres poderosas, entre as quais, os conflitos de interesse e os sentimentos profundos e ambíguos geram uma disputa que transcede a relação de mãe e filha.
O desenrolar psicológico do conflito da mãe, Dona Luíza, e da filha, Carol, vai perturbadoramente às profundezas das sensações humanas primitivas, que no Homem moderno, estão ocultas e reprimidas, instaladas no âmago do ser e que, quando veem à tona, podem ser fortes, intensas, avassaladoras e perigosas. Ciúmes, desconfianças, manipulação!
A cronologia de “Carol” se dá por eventos históricos e esportivos, como panos de fundo, que foram bem pesquisados e desenvolvidos no livro.
O autor propôs que a obra tivesse algo de universal, de atemporal, mesmo adotando um intervalo de tempo determinado e a cidade de São Paulo como o teatro principal dos fatos e eventos, entretanto, há alguns personagens oriundos ou que se incursionam pelo interior paulista, Rio de Janeiro e Europa.
Algumas influências literárias podem ser conotadas em “Carol”, como Dom Casmurro de Machado de Assis, O Lobo da Estepe de Hermann Hesse e um pouqinho de Nelson Rodrigues.
Assim, o cenário principal adotado para a trama não poderia ser melhor para os apaixonados pela capital paulista, que terão a oportunidade de descobrir os diferentes lugares por onde andam os personagens da família Ferrari Almeida. Desafiamos você, leitor, a nomear estes espaços nesta cidade frenética que é São Paulo de tantos pontos históricos ou lugares conhecidos, que estiveram ou estão na memória, na alma e no coração de muitas pessoas.
“Nesta obra, todos os personagens são fictícios. Mas, eu brinquei com o poder criativo que os escritores têm, atribuí alguns nomes, lugares e situações como forma de homenagear e agradecer a queridos amigos”, conta o escritor.
A capa foi produzida pelo artista gráfico Marcos Mello, reconhecido internacionalmente como designer, tipógrafo e letterpress printer.
Editora: W4 Editora
Lançamento: Dezembro, 2022
Edição: 1a
No. de páginas: 270
ISBN-13: 978-65-87009-30-8
Formato: 16x23cm
Peso: 430g
Cristiana Gomiero
Paulo,
Parabéns pelo livro Carol, que leitura maravilhosa e contagiante, cada um dos detalhes me fez vivenciar a vida da Carol, Dona Luísa com todos seus familiares e amigos, por vezes visualizei as cenas no belo casarão bem ilunimado. Os detalhes históricos e musicais deram movimento a todo o enredo.
Estou ansiosa pelas próximas publicações, será que vou saber sobre as próximas gerações da Carol?
Obrigada por me presentear com uma leitura tão agradável 📖
Mônica Oliveira
Boa tarde amigo querido. Em Picinguaba os dias foram bastante nublados e por vezes chuvosos o que me fizeram não tirar os olhos de nenhuma linha de Carol. Cheguei ao término da leitura há 1 minuto no máximo. Olhos marejados, emocionada sinceramente com a sua grande capacidade de escrever lindamente. Obrigada pela leitura agradável, pela ficção incrível, pelos momentos vividos e todas as emoções sentidas lendo Carol. Aguardo o próximo ansiosa. Grande beijo 💋
Eduardo Cestari
Fernanda Magalhães Cantieri
Pedro